62 3283-6262 | 3094-1906

E-mail: contato@mcmaquinas.ind.br

Meio-fio (também conhecido como “Guia“) é a borda da calçada, que marca o desnível entre a calçada de pedestres e o pavimento onde passam os carros. Hoje as ruas ainda contam com construções chamadas de Sarjetas, que ficam ao lado do Meio-fio, e servem para escoar a água represada. Unindo velocidade de produção e qualidade a Máquina Extrusora apresenta um excelente resultado na construção de Meio-fios (Guias) e Sarjetas.

CONHEÇA NOSSA MÁQUINA EXTRUSORA DE FAZER MEIO-FIOS (GUIAS) E SARJETAS DE CONCRETO, MODELO MAQ-01

A Máquina Extrusora de Perfil de concreto MAQ-01 é utilizada na construção em processo contínuo de meio-fios (guias) e sarjetas, e consegue unir velocidade de produção com qualidade, resultando em excelente produtividade. Equipada com motor à diesel ou à gasolina, a máquina avança de 10 em 10 cm deixando para atrás de si uma parte do perfil extrusado pronto. Possui capacidade para até 800 metros lineares de meio fio por jornada de 8:00 horas de trabalho.

A nossa Extrusora MAQ-01 é uma máquina de pavimentação, utilizada para desenhar com precisão meio-fios e sarjetas em um processo contínuo, resultando uma excelente qualidade no final da obra. O concreto moldado “in loco” oferece maior qualidade, baixo custo operacional e alinhamento nas divisórias de tráfego, este equipamento é especialmente utilizado em obras rodoviárias, pavimentações urbanas e obras em loteamento. A velocidade na produção de meio-fios de concreto é um diferencial desta máquina, a pavimentação se torna mais simples e é capaz de apresentar uma simetria linear muito adequada para determinadas construções.

Foto de nossa Extrusora MAQ-01 executando meio fio – Clique na imagem para ampliar:

VÍDEO DA NOSSA MÁQUINA DE FAZER MEIO FIO (GUIA) E SARJETA DE CONCRETO, MAQ-01:

Fotos da nossa MAQ-01 – Clique na imagem para ampliar:

EM RELAÇÃO À NOSSA EXTRUSORA MAQ-01:

DIMENSÕES DA FÔRMA DO MEIO-FIO (GUIA): 15 cm de Altura x 10 cm de Base Superior x 15 cm de Base Inferior. OBS.: com a regulagem para fazer a Sarjeta de 13 cm de Largura, o Meio fio ficará com 20 cm de Altura x 10 cm de Base Superior x 15 cm de Base Inferior. DIMENSÕES DA FÔRMA DA SARJETA: 13 cm de Largura x 05 cm de Altura.

Caso o Cliente solicite, podemos adaptar a Máquina para soltar o Meio-fio com 09 cm de Base Superior x 12 cm de Base Inferior x 15 cm de Altura. 

Importante: Para fazer o Meio-Fio com ou sem Sarjeta é necessário fazer a escavação do terreno; Para fazer a Sarjeta de 13 cm de largura com nossa Extrusora MAQ-01 o asfalto tem que estar pronto; Para fazer somente o Meio-Fio (sem Sarjeta) com nossa Extrusora MAQ-01 o asfalto não precisa estar pronto (basta estar na terra), lembrando que precisa fazer a escavação do terreno. Ou seja, o Meio-Fio sem sarjeta é feito tanto na terra quanto no asfalto pronto.

Fotos da nossa MAQ-01 – Clique na imagem para ampliar:

DADOS TÉCNICOS DA NOSSA MÁQUINA DE MEIO FIO E SARJETA, MODELO MAQ-01: Dimensões da Máquina (Largura x Altura x Comprimento): 0,80 x 0,90 x 2,40 metros; Peso da Máquina com o motor à gasolina: aproximadamente 300 kg; Peso da Máquina com o motor à díesel: aproximadamente 320 kg; Produção: 100 metros lineares de meio fio por hora, ou seja, 800 metros por dia com 8 horas de trabalho (depende de agregados de boa qualidade e bom desempenho da equipe de trabalhadores); Direção: Manual; Capacidade do Tanque: aproximadamente 50 litros; Motor à Díesel de 5,0 cv ou à Gasolina 5,5 cv (à critério do cliente), marca Branco (à critério do cliente); Partida do Motor: Manual; 

VÍDEO – ASSISTA COMO OPERAR NOSSA MÁQUINA DE MEIO FIO E SARJETA MAQ-01:

VÍDEO – NOSSA EXTRUSORA MAQ-01 EXECUTANDO MEIO FIO DE CONCRETO:

MEIO-FIO DE CONCRETO: Os Meio-fios são construídos para limitar, fisicamente, a plataforma das vias. Sua principal função é proteger a borda da pista contra a erosão causada pelo escoamento das águas. Podem ser pré-moldados ou executados in loco. No segundo caso, são feitos com fôrmas de madeira ou de maneira mecanizada, com Máquinas Extrusoras. Estas Máquinas são abastecidas com concreto e tem rápida execução.

CONHEÇA NOSSA MINI-EXTRUSORA PARA EXECUÇÃO DE MEIO-FIO SIMPLES (MINI GUIA DE CONCRETO), MODELO MAQ-02:

Nossa Máquina Mini-Extrusora de meio fio é indicada para pequenos trabalhos, podendo ser utilizada em serviços de jardinagem, estacionamentos, praças, pequenas obras de urbanização e paisagismo, entre outros. O Meio-Fio sem sarjeta é feito tanto na terra quanto no asfalto pronto.

DIMENSÕES DO MEIO FIO DA MAQ-02 – Base Superior: 10 cm; Base Inferior: 15 cm; Altura: 15 cm. A Mini Extrusora MAQ-02 não fabrica a Sarjeta, somente o Meio Fio. Motor da MAQ-02: à Gasolina, partida manual. 

PRODUÇÃO DA MAQ-02: 100 metros lineares de meio fio por hora, ou seja, 800 metros por dia com 8 horas de trabalho (depende de agregados de boa qualidade e bom desempenho da equipe de trabalhadores).

Foto de nossa Mini Extrusora MAQ-02 executando meio fio. Clique na imagem para ampliar:

Fotos da nossa MAQ-02 – Clique na imagem para ampliar:

VÍDEO – NOSSA MINI EXTRUSORA DE MEIO FIO MAQ-02:

INSTRUÇÕES DE USO DA MÁQUINA EXTRUSORA DE MEIO-FIO E DICAS PARA O BOM ACABAMENTO DO MEIO-FIO E DA SARJETA:

– Primeiramente coloque a máquina extrusora de meio fio sobre a escavação, em seguida retire o pneu do lado direito, pois a máquina desliza sobre a guia. Abaixe a máquina na escavação acionando os reguladores de nível dianteiro e traseiro. Coloque uma linha aproximadamente 10 cm da beira da escavação para alinhar a máquina. Acione o motor, em seguida abasteça o tanque para concreto da máquina de fazer meio fio. 

– O acabamento do meio fio de concreto deverá ser feito o mais rápido possível, após a passagem da extrusora. Nunca deixe de fazer o acabamento enquanto o concreto está úmido. Não usar demasiada pressão na ferramenta que fará o acabamento. Cobrir a maior distância possível a cada passada de acabamento, para evitar deformações causadas pelas diferentes pressões sobre a ferramenta.

– Para o bom funcionamento da máquina extrusora de guias e sarjetas, alcançando a produção de 800 metros lineares de meio fio/dia, recomendamos 5 pessoas operando, sendo: 1 para alinhar, 2 para abastecer, 1 para ajudar a descer o concreto e outra para arrematar a beirada da escavação e fazer entrada de garagem. Na entrada de garagem o meio-fio deve ser cortado, colocando uma régua e fazendo o arremate manual.

– No TRAÇO (mistura de agregados, água e cimento) do MEIO FIO, para ter um bom acabamento, recomenda-se usar cimento, brita zero ou 1 e areia fina. A mistura do concreto deve ser úmida e não mole.

– Para melhor acabamento do Meio fio, recomenda-se utilizar: 1 saco de cimento (2 latas), 9 latas de areia fina e 9 latas de brita zero. OU 1 saco de cimento (2 latas), 9 lata de areia fina e 7 latas de brita 1.

CUIDADOS GERAIS COM AS EXTRUSORAS DE MEIO-FIOS E COM O MOTOR:

– Sempre que operar a Máquina extrusora de meio fio e sarjeta, use E.P.I.’s (equipamento de proteção individual);

– Não deixe a Máquina de meio fio e sarjeta sozinha quando estiver em funcionamento;

– A lubrificação do pistão da Máquina extrusora deve ser feita 2 vezes ao dia nas graxeiras de lubrificação, utilizando graxa;

– Não utilizar objetos largos para descer o concreto no tanque da Máquina, para não correr o risco de quebra de Rolamento, Eixo e Engrenagem;

– Cuidado com o transporte da Máquina e jamais puxá-la com algum veículo, p/ não danificar sua estrutura; Sempre limpe a Máquina após o uso e antes de armazená-la;

– Não toque nas peças quentes do motor, isso poderá causar queimaduras graves;

– Mantenha afastada a Máquina c/ motor de produtos inflamáveis;

– Evite derramar combustível ao abastecer o motor;

– Opere em local ventilado;

– Desligue o motor e deixe-o esfriar antes de fazer o reabastecimento;

– Não adicione combustível enquanto houver fumaça ou fagulhas ou chamas perto do equipamento. Os gases de exaustão têm calor suficiente para iniciar a combustão de alguns produtos e materiais;

– Não inale os gases produzidos pelo equipamento, pois são ricos em dióxido de carbono que é altamente venoso, podendo causar náuseas e até a morte;

– Certifique-se que a tampa de óleo esteja apertada antes do motor entrar em operação;

– Outros cuidados com o Motor e o Nível de Óleo do Motor, favor olhar o Manual de Instruções, enviado junto com nossa Máquina extrusora para fabricar meio fio com e sem sarjeta. Lembrando que a qualidade do óleo do motor é um dos fatores mais importantes para o desempenho do motor e da sua vida útil;

– Não execute nenhuma operação com a Máquina de fabricar meio fio e sarjeta de concreto antes de ter o conhecimento de todo o conteúdo do Manual de instruções que enviamos por E-mail ao cliente. O objetivo do manual é de instruir o operador e, desta forma, evitar danos decorrentes do mau uso ou manutenções deficientes ou incorretas.

Venha solicitar um Orçamento de nossas Máquinas de fazer meio fio e sarjeta de concreto. Execute o meio fio da sua obra economizando tempo e dinheiro.

CURIOSIDADES:

Muitas vezes para realizar uma pavimentação de vias públicas e estradas geralmente é necessário diversos equipamentos para concretizar o trabalho ou mesmo para otimizar o tempo da obra, serviços que antigamente eram denominados braçais, hoje em dia ganharam a mobilidade da tecnologia, é o caso da máquina extrusora, capaz de realizar com precisão tarefas de construção.

O meio fio de concreto, mais conhecido por “meio-fio”, se refere às bordas de calçadas e/ou passeios que estão desnivelados em relação à calçada de pedestres e o pavimento onde passam os carros. De maneira simplificada, podemos definir o meio-fio como a “borda” da calçada. A legislação de trânsito brasileira também chama de “guia da calçada”. 

Antes do meio fio de concreto ser utilizado, as ruas contavam com uma canaleta no centro, local onde a água escorria. Com o passar dos anos, a urbanização moderna criou o conceito de ruas com uma leve inclinação partindo do centro e, dessa maneira, a canaleta central foi substituída por dois fios laterais, formando em cada lado da rua o que chamamos de meio fio.

Segundo a norma técnica de acessibilidade (NBR 9050/94 da ABNT) todas as calçadas devem apresentar a inclinação de 2% no sentido transversal, em direção ao meio fio e à sarjeta, para escoamento da água da chuva.

O meio fio de concreto possui uma grande exposição aos elementos urbanos, como carros, motos e caminhões. Se você dirige, é provável que, acidentalmente, já tenha raspado a roda do carro no meio fio ao fazer uma baliza, por exemplo. Além da exposição aos automóveis, o meio fio de concreto também é exposto a chuvas fortes e à incidência de raios solares. Devido aos motivos mencionados, o meio fio de concreto necessita de uma composição química que garanta a sua durabilidade.

Antes as ruas das grandes cidades serviam apenas para circulação de pedestres, cavalos e carroças. Com o surgimento do automóvel, foi necessário estabelecer normas de tráfego pois o número de acidentes nas ruas foi enorme. Em cidades grandes como as americanas a calçada praticamente estava no mesmo nível das ruas. Com isso as autoridades pintavam o meio-fio para servir de guia para os novos motoristas para que não subissem nas calçadas, que agora era o local mais apropriado para pessoas circularem em segurança.