62 3283-6262 | 3094-1906

E-mail: contato@mcmaquinas.ind.br

PISOS INTERTRAVADOS  DE CONCRETO 

Uma variedade de formatos e cores, além da durabilidade do material e o fácil manuseio, são apenas algumas das características do piso intertravado. Trata-se de peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras, sem a necessidade de argamassa ou de mão de obra especializada, pois seu próprio formato as mantém no lugar. Além de fáceis de colocar, os pisos também são fáceis de retirar. Dessa forma, é possível removê-los para fazer reparos no subsolo sem a necessidade de quebra. E, após a conclusão do serviço, basta colocá-los de volta no lugar. Outra vantagem do calçamento está nas cores. A coloração dos pisos de concreto tem uma finalidade que vai muito além da estética: economia. Este piso aumenta em até 30% a capacidade de reflexão da luz melhorando a iluminação pública. Dessa forma, é possível diminuir a necessidade de postes ou até deixá-los mais espaçados. As peças coloridas ainda podem compor a sinalização horizontal demarcando pontos de travessia de pedestres, por exemplo, sem ter a necessidade de pintar o chão.  As peças encaixáveis deste piso permitem também a drenagem das águas das chuvas. Eles reduzem a impermeabilização do solo quando comparados a coberturas como concreto e asfalto. O espaço entre os pisos é permeável, permitindo que a água da chuva escoe e corra naturalmente para os lençóis subterrâneos.

Fabricamos Formas Manuais para fazer Pisos Intertravados de concreto. As Formas são vibradas em cima da Mesa Vibratória. NOSSA FORMAS MANUAIS SÃO METÁLICAS E SÃO FABRICADAS EM CHAPA REFORÇADA DE AÇO. A FABRICAÇÃO DAS PEÇAS É COM DESMOLDAGEM IMEDIATA. As linhas de produção com desmoldagem imediata são particularmente adequadas para a fabricação de produtos volumosos, onde a aparência final não requer um acabamento extremamente liso.

Vídeo da fabricação de Piso com nossas Fôrmas Manuais Metálicas e Mesa Vibratória:

MODELOS DE PISOS MAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL:

Modelos de Pisos Intertravados de concreto

A instalação é relativamente fácil e dispensa armadura. A mão-de-obra não precisa ser altamente especializada, mas é importante verificar outras obras que o profissional contratado tenha feito como referência.

Clique na imagem para ampliar:

Clique na imagem para ampliar:

VÍDEO:

Clique na imagem para ampliar:

Os Pisos Intertravados  são ecologicamente corretos, além de permitirem várias formas de montagem (paginação). São muitos os benefícios dos Pisos, que possuem propriedades antiderrapantes, ideais para cadeirantes e deficientes visuais. A sustentabilidade é o ponto forte dos pisos intertravados. Apontados como redutores dos efeitos negativos da urbanização por suas características de infiltração da água, eles evitam a impermeabilização do solo e previnem grandes problemas nas cidades, como enchentes. Os Pisos de concreto estão disponíveis em vários formatos: hexagonais, quadriculares,retangulares, entre muitos outros, que fazem do assentamento uma tarefa criativa.

RECOMENDAÇÕES DE USO: Piso 4 cm – Tráfego leve: é recomendado para áreas de tráfego de pedestres, ou seja, leve: calçadas, quintais, etc; Piso 6 cm – Tráfego médio: é recomendado para áreas de tráfego de automóveis, ou seja, médio: garagens, estacionamentos, etc; Piso 8 ou 10 cm – Tráfego pesado: é recomendado para áreas de tráfegos de veículos de carga, ou seja, pesado: acesso a indústria, postos de combustíveis, estacionamentos, etc; Pisograma ou concregrama: evita a formação de poças de lama e facilita o trânsito de pedestres e veículos. Os gramados feitos sob peças de pisograma mantêm ótima aparência. Também conhecido como piso ecológico, o pisograma possui uma drenagem de 50% a 100% da água, por isso seu uso é ecologicamente correto, a principal vantagem do pisograma é minimizar o problema de percolação (drenagem) de água no subleito.

Onde quer que o piso intertravado seja utilizado, a paz e o silêncio dos moradores não serão perturbados pelo barulho e pela sujeira, tão comuns em obras. Com essa facilidade de manuseio, é possível que a superfície seja liberada para o tráfego, logo após o assentamento das peças.

O piso intertravado é uma superfície plana, com uma excelente aderência, composto por blocos de concreto pré-fabricados. Estas peças são assentadas sobre um verdadeiro colchão de areia, travados por meio de contenção lateral e atrito criado entre os blocos. Se você ainda não acredita no piso intertravado, descubra 10 vantagens deste material.

1 – Durabilidade: Comparado ao piso asfáltico e aos paralelepípedos apresenta maior durabilidade. Por contar com fissuras entre as peças e ser sustentável, ele o piso intertravado permite que a água escoe e não danifique as estruturas. Este tipo de piso pode durar cerca de 20 anos e caso necessite reparos ou troca, o processo é simples.

2 – Resistência: Passeios, calçadas, pisos de espaços públicos requerem um material de grande resistência. O piso intertravado é resistente aos grandes tráfegos e movimentos.

3 – Instalação: Assentados sobre uma camada de areia, o piso intertravado é facilmente instalado. Este material não requer ferramentas diferenciadas, qualquer tipo de máquinas e nem mesmo mão de obra especializada.

4 – Capacidade de escoamento: O piso intertravado apresenta fissuras entre as peças. Estes pequenos espaços permitem que a água escoe e seja absorvida pela terra com maior facilidade. Desta maneira, garante-se uma drenagem mais efetiva, evitando enchentes e alagamentos.

5 – Uso imediato: O piso intertravado pode ser usado logo após a sua instalação. Não é necessário esperar qualquer tipo de secagem ou acabamento especial ao material. Desta maneira, logo que encerre a aplicação o tráfego já pode ser liberado.

6 – Questão estética: Existe uma enorme gama de cores, texturas, formas e dimensões para o piso intertravado. Desta maneira, é possível criar diferentes composições e ornamentações que criam efeitos distintos e de grande beleza para o chão.

7 – Eficiência energética: Com coloração mais clara e acabamento fino, o piso intertravado reflete cerca de 30% a mais de luz do que outros tipos de pavimentos. Desta maneira, é possível economizar até 60% da iluminação pública.

8 – Diminuição da temperatura: Como o piso intertravado reflete mais luz do que absorve, este material é uma excelente alternativa para reduzir a temperatura do ambiente, seja uma praça, seja na calçada ou pátio. Assim, as pessoas se sentem mais confortáveis em estarem neste lugar.

9 – Segurança: Com uma superfície antiderrapante, o piso intertravado garante maior segurança seja para pedestres, ciclistas e para deficientes físicos, promovendo maior integração e acessibilidade.

10 – Reaproveitamento: As peças do piso intertravado podem ser retiradas com facilidade e reutilizadas em uma nova obra. Evitando qualquer tipo de desperdício.

Com tantos benefícios, fica fácil entender porque o piso intertravado tem sido uma das principais escolhas nas obras de pavimentos públicos ou de áreas de grande circulação. Estar atento a estas novidades, garante uma obra mais eficiente, com melhor custo benefício com a certeza de uma estrutura de qualidade e durardoura.

Utilizado nos Estados Unidos e em países europeus há mais de três décadas, o pavimento intertravado de concreto vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e paisagismo no Brasil. Composto por blocos pré-fabricados é uma excelente solução para a pavimentação de espaços públicos como calçadas, ciclovias, praças e áreas de garagem, devido aos benefícios que apresenta com relação aos tradicionais, asfáltico ou em concreto comum. Como o próprio nome sugere, os bloquetes de concreto são travados entre si, como um quebra-cabeça, e unidos por areia fina ou pó de pedra. As vantagens do pavimento intertravado, também conhecido como paver, vão desde a execução até a manutenção da área onde são instalados. Além disso, é uma solução segura, confortável, e ecologicamente correta. Outro benefício dessa modalidade de piso é a dimensão e a qualidade das peças de concreto, as quais obedecem a padrões rigorosos de produção, de forma a garantir sua durabilidade e resistência. Os bloquetes intertravados resistem tanto ao tráfego de pessoas quanto de veículos e mantêm suas características estruturais por muitos anos. Outra vantagem em relação a outros modelos como asfalto, concreto comum e outros é: o piso intertravado de concreto possibilita a realização de uma obra rápida e a utilização imediata da área onde foi executado. Assim, os blocos são assentados sobre uma camada de areia ou pó de pedra, sem a necessidade de ferramentas diferenciadas, maquinário ou mão de obra especializada. Além disso, não demanda tempo de secagem do material, nem acabamento superficial, de forma que o tráfego pode ser liberado imediatamente.

Para procedimentos de manutenção, o piso intertravado de concreto possibilita remoção parcial ou total do pavimento com facilidade, e o reaproveitamento das peças, sem perdas ou quebras, minimizando a geração de resíduos. Dada a quantidade de subsistemas de infraestrutura localizados sob a pavimentação nas grandes cidades (energia, gás, telefonia, etc.), este tipo de pavimento contribui de forma excepcional para a realização de procedimentos de manutenção em áreas públicas. 

Os bloquetes de concreto podem ser encontrados nas mais diversas formas, dimensões, cores e texturas, possibilitando o desenvolvimento de composições personalizadas e padrões criativos de assentamento em projetos de arquitetura e paisagismo.

O piso intertravado de concreto é antiderrapante, garantindo a segurança do tráfego de pedestres, mesmo durante uma chuva. É, portanto, ideal para a instalação em áreas de aclives, declives e curvas, e contribui para a acessibilidade do local.

Devido às suas características de permeabilidade, os pavimentos intertravados de concreto atenuam os efeitos negativos da urbanização e da excessiva impermeabilização nas grandes cidades. O sistema apresenta capacidade de drenagem, permitindo a passagem da água da chuva, e reduzindo o escoamento superficial. Dessa forma, propicia uma desaceleração da chegada da água no sistema de drenagem urbana, diminuindo os riscos de enchentes.

Devido à sua tonalidade mais clara, os bloquetes de concreto aumentam a reflexão da luz solar em até 30%, quando comparados aos sistemas tradicionais de pavimentação. Esta característica permite que os espaços, uma vez instalados, economizem de forma expressiva o consumo de energia pública. A coloração clara faz ainda com que o pavimento absorva menos calor, possibilitando maior conforto térmico aos usuários e reduzindo o efeito de ilhas de calor nos centros urbanos.

O pavimento intertravado de concreto é uma ótima solução para os espaços de uso público dos mais diversos tipos de obras. Apesar de não exigir mão de obra especializada para sua instalação, é essencial consultar um profissional para a especificação e paginação das peças para o seu projeto.