top of page

MINI-EXTRUSORA DE MEIO-FIO MAQ-02

CONHEÇA NOSSA MINI-EXTRUSORA PARA EXECUÇÃO DE MEIO-FIO SIMPLES (MINI GUIA DE CONCRETO), MODELO MAQ-02:

Nossa Máquina Mini-Extrusora de meio fio é indicada para pequenos trabalhos, podendo ser utilizada em serviços de jardinagem, estacionamentos, praças, pequenas obras de urbanização e paisagismo, entre outros. O Meio-Fio sem sarjeta é feito tanto na terra quanto no asfalto pronto.

FT001 (1).png

EM RELAÇÃO À NOSSA MINI-EXTRUSORA MAQ-02:

DIMENSÕES DO MEIO-FIO DA MAQ-02: Base Superior: 10 cm; Base Inferior: 15 cm; Altura: 15 cm. A Mini Extrusora MAQ-02 não fabrica a Sarjeta, somente o Meio Fio. Motor da MAQ-02: à Gasolina, partida manual. 

 

PRODUÇÃO DA MAQ-02: 100 metros lineares de meio fio por hora, ou seja, 800 metros por dia com 8 horas de trabalho (depende de agregados de boa qualidade e bom desempenho da equipe de trabalhadores).

Âncora 1

INSTRUÇÕES DE USO DA MÁQUINA EXTRUSORA DE MEIO-FIO E DICAS PARA O BOM ACABAMENTO DO MEIO-FIO E DA SARJETA:

  • Primeiramente coloque a máquina extrusora de meio fio sobre a escavação, em seguida retire o pneu do lado direito, pois a máquina desliza sobre a guia. Abaixe a máquina na escavação acionando os reguladores de nível dianteiro e traseiro. Coloque uma linha aproximadamente 10 cm da beira da escavação para alinhar a máquina. Acione o motor, em seguida abasteça o tanque para concreto da máquina de fazer meio fio. 

  • O acabamento do meio fio de concreto deverá ser feito o mais rápido possível, após a passagem da extrusora. Nunca deixe de fazer o acabamento enquanto o concreto está úmido. Não usar demasiada pressão na ferramenta que fará o acabamento. Cobrir a maior distância possível a cada passada de acabamento, para evitar deformações causadas pelas diferentes pressões sobre a ferramenta.

  • Para o bom funcionamento da máquina extrusora de guias e sarjetas, alcançando a produção de 800 metros lineares de meio fio/dia, recomendamos 5 pessoas operando, sendo: 1 para alinhar, 2 para abastecer, 1 para ajudar a descer o concreto e outra para arrematar a beirada da escavação e fazer entrada de garagem. Na entrada de garagem o meio-fio deve ser cortado, colocando uma régua e fazendo o arremate manual.

  • No TRAÇO (mistura de agregados, água e cimento) do MEIO FIO, para ter um bom acabamento, recomenda-se usar cimento, brita zero ou 1 e areia fina. A mistura do concreto deve ser úmida e não mole.

  • Para melhor acabamento do Meio fio, recomenda-se utilizar: 1 saco de cimento (2 latas), 9 latas de areia fina e 9 latas de brita zero. OU 1 saco de cimento (2 latas), 9 lata de areia fina e 7 latas de brita 1.

CUIDADOS GERAIS COM AS EXTRUSORAS DE MEIO-FIOS E COM O MOTOR:

  • Sempre que operar a Máquina extrusora de meio fio e sarjeta, use E.P.I.’s (equipamento de proteção individual);

  • Não deixe a Máquina de meio fio e sarjeta sozinha quando estiver em funcionamento;

  • A lubrificação do pistão da Máquina extrusora deve ser feita 2 vezes ao dia nas graxeiras de lubrificação, utilizando graxa;

  • Não utilizar objetos largos para descer o concreto no tanque da Máquina, para não correr o risco de quebra de Rolamento, Eixo e Engrenagem;

  • Cuidado com o transporte da Máquina e jamais puxá-la com algum veículo, p/ não danificar sua estrutura; Sempre limpe a Máquina após o uso e antes de armazená-la;

  • Não toque nas peças quentes do motor, isso poderá causar queimaduras graves;

  • Mantenha afastada a Máquina c/ motor de produtos inflamáveis;

  • Evite derramar combustível ao abastecer o motor;

  • Opere em local ventilado;

  • Desligue o motor e deixe-o esfriar antes de fazer o reabastecimento;

  • Não adicione combustível enquanto houver fumaça ou fagulhas ou chamas perto do equipamento. Os gases de exaustão têm calor suficiente para iniciar a combustão de alguns produtos e materiais;

  • Não inale os gases produzidos pelo equipamento, pois são ricos em dióxido de carbono que é altamente venoso, podendo causar náuseas e até a morte;

  • Certifique-se que a tampa de óleo esteja apertada antes do motor entrar em operação;

  • Outros cuidados com o Motor e o Nível de Óleo do Motor, favor olhar o Manual de Instruções, enviado junto com nossa Máquina extrusora para fabricar meio fio com e sem sarjeta. Lembrando que a qualidade do óleo do motor é um dos fatores mais importantes para o desempenho do motor e da sua vida útil;

  • Não execute nenhuma operação com a Máquina de fabricar meio fio e sarjeta de concreto antes de ter o conhecimento de todo o conteúdo do Manual de instruções que enviamos por E-mail ao cliente. O objetivo do manual é de instruir o operador e, desta forma, evitar danos decorrentes do mau uso ou manutenções deficientes ou incorretas.

Venha solicitar um Orçamento de nossas Máquinas de fazer meio fio e sarjeta de concreto.

Execute o meio fio da sua obra economizando tempo e dinheiro.

CURIOSIDADES:

Muitas vezes para realizar uma pavimentação de vias públicas e estradas geralmente é necessário diversos equipamentos para concretizar o trabalho ou mesmo para otimizar o tempo da obra, serviços que antigamente eram denominados braçais, hoje em dia ganharam a mobilidade da tecnologia, é o caso da máquina extrusora, capaz de realizar com precisão tarefas de construção.

O meio fio de concreto, mais conhecido por “meio-fio”, se refere às bordas de calçadas e/ou passeios que estão desnivelados em relação à calçada de pedestres e o pavimento onde passam os carros. De maneira simplificada, podemos definir o meio-fio como a “borda” da calçada. A legislação de trânsito brasileira também chama de “guia da calçada”. 

Antes do meio fio de concreto ser utilizado, as ruas contavam com uma canaleta no centro, local onde a água escorria. Com o passar dos anos, a urbanização moderna criou o conceito de ruas com uma leve inclinação partindo do centro e, dessa maneira, a canaleta central foi substituída por dois fios laterais, formando em cada lado da rua o que chamamos de meio fio.

Segundo a norma técnica de acessibilidade (NBR 9050/94 da ABNT) todas as calçadas devem apresentar a inclinação de 2% no sentido transversal, em direção ao meio fio e à sarjeta, para escoamento da água da chuva.

O meio fio de concreto possui uma grande exposição aos elementos urbanos, como carros, motos e caminhões. Se você dirige, é provável que, acidentalmente, já tenha raspado a roda do carro no meio fio ao fazer uma baliza, por exemplo. Além da exposição aos automóveis, o meio fio de concreto também é exposto a chuvas fortes e à incidência de raios solares. Devido aos motivos mencionados, o meio fio de concreto necessita de uma composição química que garanta a sua durabilidade.

Antes as ruas das grandes cidades serviam apenas para circulação de pedestres, cavalos e carroças. Com o surgimento do automóvel, foi necessário estabelecer normas de tráfego pois o número de acidentes nas ruas foi enorme. Em cidades grandes como as americanas a calçada praticamente estava no mesmo nível das ruas. Com isso as autoridades pintavam o meio-fio para servir de guia para os novos motoristas para que não subissem nas calçadas, que agora era o local mais apropriado para pessoas circularem em segurança.

bottom of page